Libras é uma língua oficial e deve ser aprendida por todos! Veja mais!

Você conhece a língua brasileira de sinais?

A comunicação é fator essencial para o desenvolvimento humano. A partir dela, fortalecemos laços e criamos relações estáveis, interações proveitosas, além de transmitir cultura, ideias, fatos, conhecimento e ser parte integrante de um círculo.

Por isso, a língua brasileira de sinais visa contemplar as pessoas que não podem se comunicar verbalmente, pois é uma linguagem gestual que utiliza sinais para substituir a linguagem oral. É uma língua oficial e cada país tem a sua, da mesma forma que a linguagem oral. 

Por que aprender a língua de sinais?

 Segundo o IBGE, 344,2 mil brasileiros são surdos e a partir das libras é possível garantir a identidade dessas pessoas. Assim, saber se comunicar em uma linguagem que abrange cerca de 5% da população do país é um ponto positivo para ampliar seu conhecimento, aprendizado, fazer amizades e quem sabe, se destacar no mercado de trabalho.

Seja o elo da interação social

Você não precisa estar em contato direto com uma pessoa com deficiência auditiva para se preocupar em aprender libras. Saber se comunicar com todo o tipo de pessoa deve ser uma preocupação de todos, pois é uma necessidade diária praticar inclusão social, combater discriminação e preconceitos que são enraizados de maneira sutil na sociedade. Além disso, a língua brasileira de sinais é horizontal e a maioria das pessoas pode aprender. 

Se você não pode se comunicar em libras, lembre-se que para uma boa comunicação é necessário ser claro, objetivo, perguntar ao receptor se entendeu o que você quis dizer e adequar o seu discurso à quem você se comunica. 

A comunicação só é efetiva quando há o entendimento de emissor e receptor! 

 

E se você gosta de nossos conteúdos, continue acompanhando!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *