Gestão inclusiva do Município foi premiada por entidade social

A manhã do último sábado, 15, foi de festa e reconhecimento para as Cuidadoras que atuam no atendimento aos alunos com deficiência no Município de Primavera do Leste.  Contando com a presença do Prefeito Léo Bortolin, e da atual Secretária de Educação, Professora Adriana Tomasoni, o Município conquistou o reconhecimento de gestão inclusiva, em certificados entregues pela entidade civil de utilidade pública InteirAção.

Durante o evento, a InteirAção também instituiu o 15 de junho como o Dia do Profissional de Apoio Escolar em Primavera do Leste, como uma forma de enaltecer a importância do trabalho desenvolvido pelas cerca de 40 Cuidadoras que atuam no atendimento aos alunos com deficiência nas escolas municipais.

Embora a educação inclusiva ainda não seja uma realidade em boa parte do País, Primavera dá exemplo do que pode ser feito para que a inclusão saia do papel. “Primavera do Leste vem se tornando referência (em inclusão). Quantos Municípios têm condições de ter em uma sala de aula o professor, o auxiliar educacional e até dois cuidadores? ”, questionou Léo Bortolin durante o evento.  

Ao receber o Certificado de Reconhecimento de Gestão Inclusiva, que também foi entregue à Secretária Adriana, Bortolin fez questão de dizer que a conquista é também das profissionais de apoio escolar. “Esse Certificado é um reconhecimento do trabalho de cada Cuidadora. Eu, como Prefeito, e a Adriana, como Secretária, apenas buscamos a consolidação desse processo, desde a contratação, até a capacitação. Algo que focamos desde o início, e que vem sendo construído aos poucos”, completou o prefeito. 

Presente em todo o Estado de São Paulo, e ainda no Espírito Santo e Mato Grosso, a InteirAção é referência no treinamento e supervisão do Profissional de Apoio Escolar. Segundo Nelson Pizzo, presidente da entidade, a gestão de Primavera do Leste contribui efetivamente para uma sociedade mais inclusiva. “Nós entendemos que, depois do círculo familiar, é na escola que a criança aprende a lidar com as dificuldades, os obstáculos, as limitações e as diferenças. Sendo assim, enaltecemos o trabalho desenvolvido em Primavera do Leste, e esperamos que sirva de exemplo para outros Municípios”, frisou. 

SOBRE A INTEIRAÇÃO

A InteirAção tem a missão de contribuir para a inclusão e convivência harmoniosa da diversidade humana, prestando relevantes serviços para a sociedade. A entidade trabalha incansavelmente pela causa da educação inclusiva. Através de uma série de treinamentos específicos, os profissionais de apoio e auxílio escolar são capacitados para prestar todo o suporte necessário ao aluno em instituições públicas e privadas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *